Semana dos resíduos

A Semana Europeia de Prevenção de Resíduos (SEPR), em inglês European Week for Waste Reduction (EWWR), de 2016 decorreu de 19 a 27 de Novembro . O âmbito da SEPR é sensibilizar a população para a problemática dos resíduos, em particular a prevenção, com diversas iniciativas, como animações, workshops, e outras atividades sobre esta temática. 
Os objetivos são: promover ações sustentáveis de redução de resíduos por toda a Europa; realçar o trabalho realizado por diversos intervenientes, através de exemplos concretos de redução de resíduos; incentivar uma mudança de comportamento dos Europeus (consumo, produção) no dia-a-dia; dar a conhecer as estratégias de redução de resíduos e a política da União Europeia e dos seus Estados Membros nesta matéria.



A Escola Básica 1 de Penacova esteve envolvida durante a SEPR e o âmbito passou por reduzir a quantidade de resíduos enviados para o contentor de indiferenciados com a aplicação da compostagem. O que foi feito?
  • Sensibilização à problemática do desperdício de alimentos;
  • Compostagem;
  • Experiência com o composto no crescimento de tomate e morango;
  • Experiência sobre decomposição da matéria.

Sensibilização à problemática do desperdício de alimentos

A ação decorreu durante 3 dias diferentes na cantina da escola. Os alunos entregavam o tabuleiro no final da refeição e depois separavam os resíduos alimentares dos restantes (ex. pão embalado, cascas de fruta, plástico, sopa, restos de comida). No fim de todos terem almoçado, era tudo pesado com a ajuda dos alunos. A fração orgânica (com exceção de restos de comida) era levada para o compostor, e o plástico para o ecoponto. O pão embalado e fruta não consumidos ao almoço são consumidos no lanche.

 
  

Compostagem

A compostagem inclui resíduos da cozinha e restos após almoço. São utilizados 3 compostores, sendo um deles rotativo. Na campanha de sensibilização já foram contabilizados 1128 kg de resíduos das refeições, sendo que 56% destinaram-se à compostagem, 29% à reciclagem de plástico e 15% à reciclagem de papel. Os alunos, com auxílio dos professores e funcionários, continuam a fazer compostagem e monitorizam as quantidades que produzem.

 


Experiência com o composto no crescimento de tomate e morango

Nesta experiência o objetivo era realizar a plantação de sementes com terra e composto por parte dos alunos, de forma a perceberem que o composto é um fertilizante natural e que o crescimento das sementes é mais rápido na presença deste. 

Experiência sobre decomposição da matéria

Nesta experiência foi analizada a capacidade de decomposição com terra de três diferentes materiais: casca de maçã, esferovite e papel de jornal. A metodologia da experiência foi explicada aos alunos. Em 3 garrafas da plástico foi colocada terra juntamente com os 3 materiais em estudo em cada uma das garrafas. O objetivo era os alunos perceberem que apenas certos tipos de materiais podem ser decompostos.

 

 

Copyright @ 2015